Villas Boas Soluções

Conselho Fiscal Profissional

Fiscalização da gestão em condomínios

Sua taxa de condomínio pode estar indo para o ralo.

Você já parou para pensar para onde está indo o dinheiro do seu condomínio? A ausência de uma Fiscalização eficaz pode não apenas resultar em desperdício financeiro, mas também em problemas mais profundos que afetam diretamente a vida dos moradores.

Imagine a situação: devido à falta de expertise técnica ou, pior, práticas de gestão questionáveis, seu condomínio pode estar enfrentando um ciclo vicioso de estagnação. Isso não só desvaloriza os imóveis, mas também pode levar a um aumento progressivo nas taxas condominiais, imposição de taxas extras indesejadas e desnecessárias e, eventualmente, ao desgaste das relações entre os moradores. O resultado? Uma comunidade dividida em um ambiente onde a paz e a harmonia deveriam prevalecer.

Mas, por que isso acontece? Em tempos passados, a administração de um condomínio podia ser algo simples, quase como uma gestão familiar, sem grandes demandas ou complexidades. Porém, os tempos mudaram. Atualmente, principalmente em condomínios de médio a grande porte, uma gestão eficaz demanda não apenas boa vontade, mas um conhecimento sólido em áreas-chave.

A importância do conselho Fiscal no seu condomínio

Você sabia que, de acordo com o Código Civil, seu condomínio pode (e talvez deva) ter um Conselho Fiscal? Este órgão não é apenas um complemento à gestão do Síndico, mas um elemento fundamental para garantir transparência e eficiência na administração dos recursos do condomínio.

O papel do Conselho Fiscal vai além de apenas revisar as contas. Ele atua como um verdadeiro guardião dos interesses da comunidade, acendendo um alerta imediato em situações de operações irregulares ou imprudentes. Tais ações, se não detectadas e corrigidas a tempo, podem levar a prejuízos significativos para todos os moradores.

No entanto, a formação de um Conselho Fiscal eficiente não é tarefa simples. Encontrar membros que sejam não apenas comprometidos e dispostos, mas também tecnicamente capacitados para identificar e prevenir desvios antes que se tornem problemas graves, é um desafio. Afinal, decisões tomadas hoje podem ter consequências duradouras, e em alguns casos, até mesmo irreversíveis para o bem-estar e o bolso de cada morador.

A revolução da gestão condominial com o conselho fiscal profissional

Introduzir o que chamamos de “Conselho Fiscal Profissional” em seu condomínio pode ser um divisor de águas na gestão financeira. Essa abordagem moderna envolve uma auditoria mensal preventiva realizada por uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Esses profissionais trazem não apenas sua expertise, mas também a responsabilidade técnica necessária para avaliar e validar os balancetes financeiros antes de serem apresentados à diretoria do condomínio.

Mas, qual é o verdadeiro valor agregado por um Conselho Fiscal Profissional? Primeiramente, ele oferece aos condôminos a confiança necessária para aprovar ou questionar as contas anuais na Assembleia Geral Ordinária. Em situações mais críticas, esse Conselho pode recomendar ações imediatas, como diligências administrativas ou até intervenções judiciais, sempre com a orientação de auditores especializados.

Além disso, essa solução inovadora não apenas resolve o problema da falta de voluntários qualificados e interessados para o Conselho, mas também fornece um suporte inestimável ao Síndico comprometido e aos membros do Conselho eleito. Frequentemente, estes não dispõem do tempo ou do conhecimento técnico necessário para analisar de forma aprofundada a movimentação financeira do condomínio.

E quais são suas principais funções e vantagens?

Se você ainda não se convenceu da importância de um conselho fiscal Profissional no seu condomínio, confira as suas maiores utilidades e reflita sobre os benefícios que poderão ser alcançados.

Identificar possíveis erros nas apurações dos débitos trabalhistas e fiscais.

Alinhar as práticas comerciais e contábeis com a legislação e convenção do condomínio.

Garantir a qualidade das informações prestadas ao Conselho eleito e ou a Assembleia.

Verificar a ocorrência de possíveis ilícitos da gestão.

Levantar/ recuperar créditos não aproveitados e/ou pagamentos a maior de tributos.

Garantir a conformidade (compliance) em todas as contas do condomínio.

Orientações técnicas para um melhor desenvolvimento e aproveitamento da gestão administrativa e financeira.

Análises contratuais com foco em abusividades e redução de custos.

Fiscalização das ações das administradoras de condomínio.

Entregar as contas do condomínio auditadas mensalmente para a diretoria e Assembleia acompanhadas de pareceres.

Em suma, investir neste recurso é proporcionar ao seu empreendimento uma gestão mais transparente, preocupada e bem avaliada para que tudo seja feito segundo as legislações e normativas que regem o exercício de uma boa gestão condominial trazendo, principalmente, maior desenvolvimento financeiro e assertividade na fiscalização das contas.

Precisa falar com
um especialista?

Na VILLAS BOAS SOLUÇÕES EM CONDOMÍNIOS E IMÓVEIS estamos dedicados a fornecer soluções inovadoras e personalizadas para nossos clientes – síndicos e proprietários de imóveis de uma forma geral. Convidamos você a entrar em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a tornar a gestão do seu condomínio e de seus imóveis mais eficiente, tranquila e bem-sucedida.

plugins premium WordPress